Tema: Capitalismo
A fabulosa máquina de propaganda da esquerda
A esquerda desfruta de forte hegemonia nos estabelecimentos educacionais, nos veículos de comunicação e nos círculos artísticos e intelectuais dos Estados Unidos, do Brasil e das demais nações democráticas. Como consequência, os seus militantes e simpatizantes estão aptos a selecionar, suprimir, distorcer e falsear os fatos conforme a sua conveniência política praticamente sem encontrar qualquer oposição. Desta forma, a esquerda tem sido extremamente bem-sucedida em disseminar narrativas compostas por meias verdades e/ou mentiras.
Sobre a relação entre capitalismo e democracia
Conforme discutido no ultimo texto disponibilizado neste blog, não existe liberdade política onde não existe liberdade econômica. Ou seja, não há como haver democracia sem que a atividade econômica esteja organizada sob a forma capitalista. Analisa-se neste ensaio o problema reverso. Mais especificamente, estuda-se sob que condições o capitalismo opera em sociedades não democráticas.
Não existe democracia sem liberdade econômica
A liberdade econômica é necessária para que os membros de uma sociedade desfrutem da liberdade individual e política. A despeito disso, a importância da economia de mercado e da livre iniciativa para a existência e o funcionamento da democracia é um tema relativamente pouco discutido.
Capitalismo e libertação do trabalho
O leitor certamente já se deparou repetidas vezes com expressões esquerdistas como alienação do trabalho, exploração capitalista, mais-valia, etc. Usualmente, as mesmas são utilizadas para nos convencer de que os trabalhadores vivem um infortúnio ilimitado sob o capitalismo. E, adivinhe, o socialismo é a poção mágica capaz de pôr fim a tamanha crueldade.