Tema: Democracia

Rio de Janeiro, . | Democracia, Esquerdismo, Política


Sobre a presente polarização política no Brasil

O ambiente político se encontra bastante polarizado no Brasil pelo menos desde as eleições de 2014. Discute-se neste breve texto o fenômeno em questão. Argumenta-se que: (1) a esquerda radical inviabiliza a ocorrência de debates que não sejam acirrados; (2) debates acirrados são necessários para conter o avanço da esquerda radical; (3) acabar com a polarização equivale a permitir que a esquerda radical monopolize o discurso político; (4) essa polarização é extremamente benéfica para o Brasil.

Ler mais.
Rio de Janeiro, . | Democracia, Direito, Liberdade


A sutil relação entre a eficácia e a preponderância de uma constituição

Conforme argumentado em um texto anterior, uma boa constituição deve desempenhar três importantes funções: (i) impedir a ocorrência de uma tirania da maioria, (ii) impor limites ao poder do governo e (iii) definir um conjunto regras e normas estáveis necessárias para o bom funcionamento da sociedade. Desta forma, esse tipo de documento é fundamental para a existência de sociedades livres, democráticas e prósperas.

Ler mais.
Rio de Janeiro, . | Democracia, Direito, Economia, Liberdade, Política


Sobre a relevância das constituições

Os EUA são a principal potência econômica do planeta, possuem uma democracia extremamente estável e desde 1788 são regidos pela mesma constituição. Será que essa combinação é uma mera coincidência? Na visão deste autor, a resposta é negativa. Argumenta-se neste texto que as constituições podem ser importantes instrumentos para a manutenção de um regime democrático e para estimular o desenvolvimento econômico.

Ler mais.