Rio de Janeiro, . | Democracia, Economia, História, Liberdade, Política


Primeiro post

Alexandre B. Cunha

Em seu influente livro Capitalismo e Liberdade (1962), o economista norte-americano Milton Friedman afirmou que tirania, servidão e miséria constituíam o estado mais comum na história. Ou seja, sociedades livres, democráticas e prósperas foram exceções ao longo da trajetória da humanidade.

A afirmativa de Friedman ilustra o quão difícil é obter e manter a liberdade política e econômica. Na verdade, esse direito fundamental está sempre sob ataque. Houve momentos, como durante a Guerra da Independência norte-americana e a II Grande Guerra, em que a luta pelo mesmo fez com que pessoas tombassem em campos de batalha.

Presentemente, o ataque à liberdade e a democracia ocorre de formas diversas. Provavelmente não há um único país no planeta na qual a liberdade não esteja sendo, de uma maneira ou de outra, atacada. Isso é certamente é verdade nos Estados Unidos, em várias nações europeias e no Brasil.

Em alguns países a liberdade de expressão é cerceada. Em outras nações, pessoas são vítimas de perseguição religiosa. Em tiranias socialistas como Cuba e Coréia do Norte, o indivíduo é essencialmente uma propriedade de um estado onipresente. Amantes da liberdade são, em alguns casos, perseguidos e discriminados; em outros, presos ou executados.

As ideias e ações de intelectuais e líderes como Adam Smith, George Washington, James Madison, Alexander Hamilton, John Jay, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Ludwig von Mises, Friedrich Hayek, Milton Friedman, Winston Churchill, Aleksandr Solzhenitsyn, Ronald Reagan e Margaret Thatcher permitiram que o mundo ocidental rompesse as amarras das tiranias. No caso particular do Brasil, a república baseada nos princípios advogados por Tancredo Neves e Ulysses Guimarães tem garantido a liberdade política do nosso povo desde 1988.

A luta pela manutenção das liberdades democráticas também ocorre no campo das ideias. O objetivo deste blog é contribuir, de forma modesta, para a manutenção e a expansão da liberdade no Brasil e no mundo. Espero que os textos a serem disponibilizados neste espaço ajudem o leitor a se convencer de que a causa aqui defendida é nobre e bela.


notificações por email
Informe o seu endereço na caixa abaixo e clique no botão enviar para ser notificado por email sempre que um novo texto for disponibilizado no blog.


compartilhe este texto